Parafuso quebrado dentro do implante: o que fazer?


Este artigo tem como objetivo demonstrar minha técnica para remover aquele parafuso quebrado dentro do implante que sempre nos impõe um desafio… Muita calma, pois certamente após ler esse artigo, você saberá o procedimento que deve ser feito.

 

Vamos começar pelo início:

Em primeiro lugar, se você não tem experiência com a retirada de parafuso quebrado dentro do implante, não se precipite. Nunca faça algo sem a devida avaliação prévia, mantenha a calma e a confiança no processo que você irá fazer, do contrário, busque condições para isso, estudando ou entrando em contato com a Lockfit.

 

Primeiro passo: Analise a situação passo a passo.


Após uma lavagem e secagem do implante, faça uma tomada radiográfica para analisar a situação.

Na dúvida de como proceder para retirar o parafuso quebrado dentro do implante: pare! Troque ideias com colegas mais experientes e assim não corra o risco de uma manobra intempestiva que vá danificar as roscas do implante: são elas o único caminho de saída e  resolver o seu problema.

 

Dica do Dr Roberto Cauduro

Para TODOS OS CASOS de parafuso quebrado dentro do implante, seguir  procedimentos em ordem não ofensiva/invasiva mecanicamente ao IMPLANTE!

Se você, caro colega, me deu a honra de ler até aqui minhas palavras, vou me permitir atalhar um conselho: NUNCA use como primeira opção intempestiva o ultrassom ou motores de baixa rotação com brocas no sentido anti-horário, nem como primeira ou última opção.

Sugestões por ordem lógica e gradual, em termos mecânicos:

Use uma sonda milimetrada ou uma lima endodôntica com marcador, para assim determinar a

Dica número 1:

Use uma sonda milimetrada ou uma lima endodôntica com marcador, para assim determinar a profundidade onde o parafuso quebrou; Dessa forma, você consegue certamente um parâmetro para avaliar como estará o progresso das manobras de remoção do fragmento.

Dica número 2:

Indico iniciar atividade com uma buchinha de algodão enrolada em algum instrumento que o retenha e na espessura que permita acessar o fragmento no interior do implante. Se a sorte estiver do seu lado, enquanto estiver girando a peça manualmente anti-horário, você verá um fragmento aparecer em poucos segundos diante dos seus olhos.

Dica número 3:

Como segunda atitude, então uso uma sonda exploratória especialmente afiada, introduzida no conduto remanescente da rosca do implante.

Vasculho com movimento anti-horário até encontrar pequenos pontos de retenção no fragmento que são característicos de corpos fraturados por fadiga, sem perder o apoio quando encontrado:com movimento lento da sonda retida no nicho desparafusando o corco, esse proceder é o suficiente para remover com sucesso a maioria dos parafusos quebrados.

O mesmo princípio pode ser seguido customizando uma ponta do seu ultrassom, afiando a ponta e aproveitando a irrigação sob pressão como auxiliar de pressão positiva no interior do implante abaixo do fragmento, o que acelera o processo de desparafusamento deste.

Dica número 4:

Ainda utilizando o mesmo princípio, Uma cânula (agulhas) de 1 a 1.2mm sulcadas com discos ultrafinos, também faz um trabalho muito eficiente e sem maiores custos, conforme mostra o exemplo abaixo: do mesmo modo funciona como uma sonda de múltiplas pontas ! Já tive inúmeros casos resolvidos com esta manobra tão simples.

Em caso de insucesso

Se não obteve sucesso, a LockFit possui uma linha de ferramentas não invasivas que também podem lhe ajudar a remover o parafuso quebrado dentro do implante: Use o nosso retriever Multi Uso para parafusos fraturados ou de cavidade espanada por chaves em más condições ou qualidade discutível!

Fornecemos instrumental, guias e tutoriais simples para você executar o procedimento mais crítico desta primeira manobra invasiva!

Chave descartada, outra alternativa viável.

Caso você não tenha o nosso retriever Multi uso, pode tentar modificar alguma chave descartada,  fazendo uma ponta multifacetada cônica com um disco abrasivo convencional: este expediente me propiciou êxito em vários momentos, como mostram as fotos.

O sucesso está na execução

O sucesso na utilização deste instrumento é a correta execução de um furo de centro na alma do fragmento ou orifício espanado e seu posterior alargamento para receber o retriever e assim exercer o seu poder de ação!

Nossa consultoria técnica pode lhe ajudar a cada caso, e além disso, fornece guias para auxiliar a correta perfuração de centro, minimizado os riscos de ofender o implante.

Manobras mais invasivas

Não obtendo sucesso com o uso do retriever Lockfit para a parafuso quebrado dentro do implante, então é fato que a fratura do parafuso deformou estruturalmente as roscas do implante no processo de fadiga, exigindo assim manobras mais invasivas:

Em último caso

Resta apenas a medida mais drástica, que é a destruição da alma do fragmento do parafuso e a remoção das espiras do mesmo, assim com lavagens sucessivas e o emprego MANUAL E SEM FORÇA dos machos de tarraxa correspondentes ao diâmetro da rosca do implante em questão.

Veja a tabela anexa de diâmetros das brocas para destruição da alma do fragmento e dos machos utilizados respectivamente, para cada uma das roscas de implantes presentes nos implantes líderes de mercado.

Diâmetro do furo Diâmetro das brocas
1,4mm 1,1mm
1,6mm 1,3mm
1,8mm 1,5mm
2,0mm 1,7mm

 

Portanto, contate nossa Consultoria Técnica.

Era isso, ficamos por aqui!

Até a próxima!